Tipologia Textual
A posição social da mulher de hoje
Ao contrário de algumas teses predominantes até bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já começam a reconhecer a não existência de distinção alguma entre homens e mulheres. Não há diferença de caráter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas. Com efeito, o passar do tempo está a mostrar a participação ativa das mulheres em inúmeras atividades. Até nas áreas antes exclusivamente masculinas, elas estão presentes, inclusive em posições de comando. Estão no comércio, nas indústrias, predominam no magistério e destacam-se nas artes. No tocante à economia e à política, a cada dia que passa, estão vencendo obstáculos, preconceitos e ocupando mais espaços. Cabe ressaltar que essa participação não pode nem deve ser analisada apenas pelo prisma quantitativo. Convém observar o progressivo crescimento da participação feminina em detrimento aos muitos anos em que não tinham espaço na sociedade brasileira e mundial. Muitos preconceitos foram ultrapassados, mas muitos ainda perduram e emperram essa revolução de costumes. A igualdade de oportunidades ainda não se efetivou por completo, sobretudo no mercado de trabalho. Tomando-se por base o crescimento qualitativo da representatividade feminina, é uma questão de tempo a conquista da real equiparação entre os seres humanos, sem distinções de sexo.
Perceba que o texto acima possui quatro parágrafos.
Introdução
O primeiro parágrafo apresenta o tema: a ideia de que os homens não são superiores as mulheres.
Argumento 1
O segundo parágrafo desenvolve o argumento de que as mulheres se destacam em atividades que outrora eram tidas somente como atividades masculinas.
Argumento 2
O terceiro parágrafo traz a ideia de que a participação das mulheres na sociedade é tanto quantitativa como qualitativa.
Conclusão:
O texto conclui dizendo que a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres ainda não foi