Tipologia textual
Procuração: conceitos e tipos
* A procuração é um instrumento de mandato. De seu conceito entende-se que alguém (mandante, outorgante ou constituinte) outorga poderes a outrem (mandatário, outorgado ou procurador) para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses, exteriorizada a vontade de conferir tais poderes por meio da procuração.
Estrutura
1. denominação do ato - PROCURAÇÃO;2. texto:2.1. qualificação do outorgante e do outorgado;2.2. objeto da procuração e substabelecimento quando for o caso;3. local e data;4. assinatura;5. nome.
Observações
1. A procuração pode ser por instrumento particular, se passada de próprio punho ou digitada, e por instrumento público, se lavrada em cartório.2. Deixa de haver exemplificação de procuração por instrumento público por ser específica de cartório.3. A assinatura deve ser reconhecida em cartório.
Memorando
Definição
Memorando é a correspondência utilizada pelas chefias no âmbito de um mesmo órgão ou entidade para expor assuntos referentes a situações administrativas em geral.
Estrutura
1. Designação do órgão, dentro de sua respectiva ordem hierárquica;
2. Denominação do ato - MEMORANDO;
3. Numeração / ano, sigla do órgão emissor, local e data, na mesma direção do número;
4. Destinatário - PARA, seguido de dois pontos;
5. Texto - exposição do assunto;
6. Fecho - Atenciosamente, seguido de vírgula;
7. Assinatura;
8. Nome;
9. Cargo.
Observação
O memorando pode ser usado no mesmo nível hierárquico ou em nível hierárquico diferente
Ofício
Definição
Ofício é o meio de comunicação utilizado entre dirigentes de órgãos e entidades, titulares de unidades,autoridades e secretarias em geral endereçam umas às outras, ou a particulares, e que se caracterizanão só por obedecer a determinada fórmula epistolar, mas, também, pelo formato do papel (formatoofício).
Estrutura
1. designação do órgão, dentro de sua respectiva ordem hierárquica;
2. denominação do