Tipologia da pesquisa
Neste capítulo, são expostos as referências à metodologia a ser utilizada para a elaboração da pesquisa no Hotel das Cataratas.
Serão apresentados a tipologia da pesquisa, a população e amostra, os instrumentos e procedimentos para a coleta e análise de dados.
7.1 TIPOLOGIA DA PESQUISA
Para Andrade (2003, p. 123) o tipo de pesquisa resumo de assuntos é o mais comum ‘‘para ampliação da bagagem cultural do estudante, preparando-o para, futuramente, desenvolver pesquisas mais amplas e trabalhos originais. ’’
Para Marconi e Lakatos (2002), é descobrir respostas para questões, mediante a aplicação de métodos científicos. Ela parte de um problema, de uma interrogação, e deve basear-se em u ma teoria, que serve como ponto de partida para uma investigação bem sucedida.
Tendo como base a classificação de Andrade (2009), a pesquisa do pressente projeto será classificada quanto à natureza, aos procedimentos e aos objetivos.
Quanto à natureza, a pesquisa atual é caracterizada como diagnóstico. De acordo com Roesch (2009), a pesquisa diagnóstico explora o ambiente organizacional, reportando-se a uma situação, em um momento definido, e pode ser utilizada em todas as áreas da empresa. Desta forma, para o alcance do objetivo desta pesquisa, a tipologia de diagnóstico será estabelecida a fim de identificar a concepção que os colaboradores do Hotel das Cataratas têm sobre o significado de Gestão Ambiental e o seu grau de comprometimento com os programas e ações ambientais da empresa.
Quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória e descritiva. É exploratória pois visa buscar maiores informações sobre o assunto, existe uma delimitação do tema e, formulando ou definindo objetivos de pesquisa. Segundo Roesch (2009), levantamento de atitudes dentro das organizações é um exemplo de pesquisa descritiva bastante utilizado, onde geralmente se trabalha com toda a população.
A pesquisa quantitativa faz referência ao levantamento de dados