Tecnicas dos 5 ss na sua organização
INTRODUÇÃO
O 5 s é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização nas empresas, que também pode ser utilizado para organização domestica e pessoal.
Criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do País, que necessitava reorganizar suas indústrias, melhorando a produção por causa da alta competitividade do pós-guerra.
Os 5S foram mencionados pela primeira vez por volta de 1950, com a criação da base para o aumento da produtividade, chamada TQC (Total Quality Control), pelo professor Kaoru Ishikawa. "Em 1985, o professor Kenji Nakata criou o conceito dos novos 5 s trazendo esta idéia para o Brasil.
O programa 5 s visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. É a implantação de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados, asseio e bem estar que proporcionam condições para uma maior produtividade.
O Programa baseia-se em cinco conceitos:
Seiri: Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
Seiton: Senso de organização.
Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.
Seisō: Senso de limpeza.
Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim