Tipo de memorias
A seguir, com base nos trabalhos de Xavier (1993, 1996), Izquierdo (2002) e Squire e Kandel (2003), apresenta-se uma classificação dos tipos (ou sistemas) de memória com uma breve descrição de tais tipos e das estruturas do sistema nervoso a eles relacionados.
Memória Imediata
Memória Operacional
Memória de Longo Prazo
Memória Declarativa ou Explícita (Memória Episódica; Memória Semântica)
Memória Não-Declarativa ou Implícita ( Habilidades, hábitos, motores, perceptuais e cognitivos; Pré-ativação; Condicionamento e Aprendizagem não associativa.)
Existiriam três grandes sistemas de memória: memória imediata, operacional e de longo-prazo. O sistema de longo-prazo seria subdividido nos sistemas de memória declarativa (ou explícita) e não-declarativa (ou implícita). As memórias episódicas e semânticas estariam incluídas nos sistema declarativo de memória. Já o sistema não-declarativo abrangeria as habilidades, hábitos, pré-ativação e condicionamento, além das aprendizagens não associativas: habituação e sensibilização.
1. Memória Imediata (Squire & Kandel, 2003).
Também chamada de memória de curto prazo (Xavier, 1993) ou memória de trabalho ou imediata (Izquierdo, 2002). Este tipo de memória mantém durante alguns segundos, no máximo alguns minutos, a informação que está sendo processada no momento; sua capacidade é limitada (aproximadamente sete itens) e as informações são mantidas por processos de atenção e ensaio. Esta espécie de memória diferencia-se das demais por não deixar traços e não produzir arquivos. A memória imediata é processada, fundamentalmente, pelo córtex pré-frontal (porção mais anterior do lobo frontal).
2. Memória Operacional (Xavier, 1993).
Também chamada de memória de curta-duração (Izquierdo, 2002) ou memória de trabalho (Squire & Kandel, 2003). Este tipo de memória retém as informações durante um período de tempo cuja duração é determinada pelo lapso temporal interposto