Tipo de acoes
Contabilidade Comercial
Anderson Oliveira
Ações Ordinárias e Ações Preferenciais.
Nas ações Ordinárias e Preferenciais seu detentor é identificado nos livros de registro da empresa.
As ações Preferenciais Nominativas são aquelas que menos protegem o acionista minoritário, porque não lhe dá o direito de votar em assembléia e ainda, em caso de venda da empresa, não lhe garante o direito de participar do prêmio de controle.
Os acionistas preferenciais, como são chamados os detentores de ações Preferenciais, contudo, têm preferência no recebimento dos dividendos pagos pela empresa, quando ela tem lucro. A legislação estabelece dividendos mínimos obrigatórios para as ações prioritárias, e se a empresa não pagar dividendos por três anos consecutivos, os detentores de ações preferenciais adquirem direito a voto.
Os detentores de ações Ordinárias têm o direito de votar nas assembléias da empresa. No entanto, na maioria das vezes, eles não têm poder de veto.
O direito de veto ganha relevância nos casos em que há divergências entre os acionistas controladores. O que torna as ações ordinárias ainda mais interessantes para o investidor, contudo, é o tag along. A Lei das Sociedades Anônimas determina que todo acionista com ações ordinárias tenha direito de participar do prêmio de controle. Pela lei, esses acionistas possuem o direito de receber por suas ações no mínimo 80% do valor pago para o controlador em caso de venda da empresa.
Em função da evolução do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, a maioria das empresas que tem realizado abertura de capital tem optado por esse segmento. A principal exigência desse mercado é que o capital social da empresa seja composto somente por Ações Ordinárias.