Tipos de ações
Ação: Documento que indica ser seu possuidor o proprietário de certa fração de determinada empresa.
As ações representam a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais. Existem vários tipos de ações, cada um dos quais definindo formas diversas de participação na propriedade e nos lucros da empresa.
Ações nominativas: Pertencem exclusivamente à pessoa nelas nomeada e só podem ser negociadas mediante registro em livro especial da empresa que emitiu.
Ações endossáveis: Ações nominativas que podem ser negociadas mediante simples endosso de seu proprietário.
Ação escritural: Ação escritural é aquela que não é representada por uma cautela ou certificado, de forma que não há movimentação física de documentos na sua negociação, sendo os valores creditados ou debitados na conta do acionista.
Ações ordinárias: Conferem a seu possuidor o direito de eleger a diretoria da empresa; em contrapartida, seus possuidores somente têm direito à distribuição dos dividendos depois de paga a porcentagem a que têm direito os portadores de ações preferenciais.
Ações preferenciais: Ações preferenciais são aquelas cujos possuidores têm direito de receber uma porcentagem fixa dos lucros, antes de distribuídos os dividendos da empresa. Quando a ação é preferencial é emitida com a cláusula de direitos cumulativos, isso dá a seus possuidores o direito de participar não só dos dividendos do ano em curso, mas também dos anos anteriores, na porcentagem estabelecida, desde que esses dividendos não tenham sido distribuídos Por qualquer razão. Caso a empresa entre em liquidação, as ações preferências gozam da mesma prioridade. Em alguns casos, os possuidores de ações preferenciais podem ter direito a vote, mas em menor extensão que o portador de ações