TIPAGEM SANGUÍNEA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
CAMPUS-CODÓ
TIPAGEM SANGUÍNEA
Codó-MA
2012
Antônia Angela da Conceição Salazar
Daniely Andrade Gomes da Silva
Tamires da Conceição dos Santos
TIPAGEM SANGUÍNEA
Codó-MA
2012
INTRODUÇÃO
Tipagem sanguínea é um teste realizado por profissionais de saúde (geralmente por biólogos, biomédicos e farmacêuticos) para estabelecer qual tipo sanguíneo e fator Rh (positivo ou negativo) que um indivíduo possui. É um procedimento largamente utilizado nas transfusões de sangue e centros de hemoterapia.
O sistema ABO foi revelado por Karl Landsteiner em 1901 é formado por quatro grupos principais, representados por letras: A, B, AB e O. Pessoas sadias que não possuem o antígeno A e/ou B nas hemácias possuem o anticorpo correspondente em seu soro.
O princípio básico do teste é a aglutinação observada a olho nu. Hemácias que possuem antígeno A aglutinam-se em presença de anti-A; hemácias que possuem antígeno B, aglutinam-se em presença de reagente anti-B. Caso ocorra aglutinação para anti-A e anti-B o sangue será AB e se não aglutinar na presença dos dois é O.
METODOLOGIA
Foi indispensável o uso de jaleco, luvas e sapato fechado; e pessoas com cabelo de tamanho maior foi necessário prendê-lo. Tais cuidados impedem a possibilidade de acidentes mais sérios e também instruem seus alunos acerca da biossegurança e procedimentos laboratoriais.
Munido de lâminas, dos soros citados anteriormente, lancetas descartáveis, álcool e algodão, a professora pode solicitar voluntários para o experimento, após introduzir o conteúdo sobre sistema ABO.
Toda a turma participou dessa experiência coletando seu sangue no laboratório do IFMA com orientação da professora e portanto sabendo na hora o seu tipo