Resumo
Com a realização deste trabalho pode-se comprovar a importância do conhecimento sobre deficiência física, pois é através dele que o educador vai poder proporcionar um melhor atendimento ao portador de deficiência física, conseguindo assim uma maior satisfação em relação ao aprendizado.
As leis existem para serem seguidas frente a situação específicas, mais para isso deve-se haver estruturas para as adaptações ao cumprimento das mesmas. O poder das políticas públicas poderá contribuir para criar espaços, assegurar direitos e deveres, promover projetos mais eficientes, mas não dá garantia nenhuma sobre uma verdadeira inclusão entre pessoas se de fato não nos envolvermos. Envolver dá trabalho, leva a responsabilidade e ao compromisso, ou seja é caminhar a passos curtos.
Observa-se a necessidade do professor em ampliar seus conhecimentos através de conteúdos voltados para a área médica e terapêutica. Contemplando conhecimentos sobre métodos e técnicas especificas para a aprendizagem escolar desses alunos. Verificou-se também a importância de se ter um profissional na área da saúde inserido na área de educação para poder atuar junto ás escolas, auxiliando no manejo dos portadores de deficiência física.
Finalmente, é importante ressaltar que não existem receitas prontas para atender a cada necessidade educacional de alunos com deficiência os quais a natureza é capaz de produzir. Existem milhares de crianças e adolescentes cujas necessidades são quase únicas no mundo todo. Assim, espera-se que a escola, ao abrir suas portas para tais alunos, informe-se e oriente-se como profissionais da educação e da saúde sobre as especificidades e instrumentos adequados para que aquele aluno encontre ali um ambiente propício, sem descriminações e que lhe proporcione o maior e melhor aprendizado possível.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, M. I. Ações organizacionais e pedagógicas dos sistemas de ensino:
Políticas de inclusão? In: