tintas e vernizes
A que se destinam (devem ser aplicadas sobre quais materiais), modo de aplicação, rendimento, das principais tintas e vernizes utilizados na construção civil (linha PVA, linha acrílica, linha esmalte e vernizes).
Principais defeitos em pintura.
TINTAS
A Tinta é uma composição química formada pela dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um solvente e um polímero. O polímero que é uma suspensão homogênea de resina chamada de veículo não volátil e pigmento, já o solvente, veículo volátil. Contudo, em alguns tipos de tinta com propósitos predefinidos é necessário o incremento de outras substâncias chamadas de aditivos aos quais apresentam características que são atribuídas a solução como um todo, tais como: anti-mofo, antiespumante, plastificantes, secantes, dentre outras. Ao ser aplicada na forma de uma película fina sobre uma superfície, se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar. Quando a composição não contém pigmentos, é denominada verniz. A função de uma tinta ou verniz é revestir as mais variadas superfícies, proteger e embelezar imóveis e produtos industriais, além de sinalizar estradas, ruas e aeroportos.
Alvenaria: a pintura evita o esfarelamento do material, a absorção da água da chuva e da sujeira, o desenvolvimento de mofo entre outros.
Madeira: além do embelezamento, a tinta na madeira contribui para impedir a absorção de água e umidade pelo material, o que leva a maior durabilidade do mesmo.
Metal ferroso – aço-carbono: atualmente a pintura é a solução mais utilizada para o combate à corrosão nestes materiais.
Metal não ferroso: assim como em todos os outros, a pintura é utilizada para colorir e decorar esses materiais.
Tinta – componentes básicos:
As tintas são compostas basicamente por: resinas, pigmentos, diluentes e aditivos.
Resinas: são responsáveis pela formação da película protetora na qual se converte a