Teste de chama
A luz é composta por radiações eletromagnéticas, um tipo de onda formado por um campo elétrico e um campo magnético. Todas as radiações eletromagnéticas viajam no vácuo a uma velocidade de 3,00x10^8 m/s, e esta velocidade é representada pela constante c, sendo chamada de velocidade da luz.
As características ondulatórias da radiação eletromagnética se devem as oscilações periódicas entre o campo magnético e o campo eletrico. Isso da origem a duas características da onda: o comprimento e a frequência. O comprimento e a frequência da onda eletromagnética estão relacionados, pois a velocidade da onda é sempre a mesma(velocidade da luz). Se o comprimento da onda é longo, sua frequência será baixa, se a frequência da onda éalta, seu comprimento será curto.
Dessa forma, pode-se dizer que a frequência de uma onda eletromagnética é inversamente proporcional ao seu comprimento e diretamente proporcional à razão entre a velocidade da luz e o comprimento da onda.
A luz branca é composta por uma mistura de ondas eletromagnéticas de todos os comprimentos, é o chamado espectro da luz visível, Apenas uma pequena faixa é vista pelo olho humano, desde frequências menores como o ultravioleta (cerca de 400nm) a frequências maiores como o infravermelho (aproximadamente 700nm). É a frequência da luz que determina sua cor. Esta mistura de onda pode ser separada utilizando um prisma óptico, que desvia a luz de diversos comprimentos e de quantidades diferentes. Quando a luz atravessa um prisma, o resultado é uma linha espectral, um conjunto de linhas distintas produzidas por cada uma pela luz de um comprimento de onda discreto.
Foi em 1900 que o físico alemão Max