Tintas e Vernizes
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
PERÍODO: 2014.2 Professor: Anderson.
Aluno: Hudson César Viana Pinheiro, Matrícula:357142.
1)Comente sobre as diferenças de composição e utilidade entre tintas e vernizes. 2)Comente sobre poder de cobertura e como é feito sua medição. 3)Compare tintas acrílicas e latéx. 4)Qual a tinta mais indicada para o piso de uma indústria têxtil, sabendo que o mesmo é feito em concreto poroso? Comente. 5)Quais as principais características das tintas? 6)Comente sobre o processo de execução da pintura de cobertura em uma fachada predial.
Respostas:
1) As tintas são de composição química e de aparência viscosa, sendo constituídas de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerado líquido (veículo) que os faz sofrer um processo de cura (secagem) quando estendida em película, formando um filme opaco e aderente ao substrato.
Os vernizes são produtos de consistência líquida ou semilíquida, os quais deixam uma camada fina, brilhante e transparente, quando espalhados em uma superfície. Sua Principal função é proteger a superfície.
2) ...
3) As tintas Acrílicas podem ser também utilizadas em pisos. As Acrílicas – Tem grande poder de resistência e durabilidade. Por isso é indicada para paredes externas, fachadas e muros. Seca em 4 horas e seu rendimento é de 40 a 50 m².
As Acrílicas para pisos – Possui aditivos extras para resistir ao desgaste. A secagem é de 48 horas para trânsito de pessoas e de 96 horas para veículos. O seu rendimento é de 35 a 40 m². O Látex PVA – É mais porosa do que a tinta acrílica, por isso, menos resistente e durável. Indicada para ambientes internos. Seca em 4 horas e rendimento de 35 a 45 m².
4) ...
5) As