ENTREVISTA
PLATÃO, Francisco Savioli & FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Editora Ática, 1990. “Devo confessar que morria de inveja de minha coleguinha por causa daquela boneca que o pai lhe trouxera da Suécia: ria, chorava, balbuciava palavras, tomava mamadeira e fazia xixi. Ela me alucinava. Sonhei com ela noites a fio. Queria dormir com ela uma noite que fosse. Um dia, minha vizinha esqueceu-a em minha casa. Fui dormir e, no dia seguinte, quando acordei, lá estava a boneca no mesmo lugar em que minha amiguinha havia deixado. Imaginando que ela estivesse preocupada, telefonei-lhe e ela mais do que depressa veio buscá-la”.
PLATÃO, Francisco Savioli & FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Editora Ática, 1990.
( )É correto afirmar que o primeiro fragmento é incoerente e o segundo é coerente.
( )É correto afirmar que o primeiro fragmento é coerente e o segundo é incoerente.
( )O segundo fragmento é coerente porque não apresenta ideias contraditórias.
( )O primeiro fragmento é incoerente porque, no início, comenta que o indivíduo não gosta de atividades intelectuais e, depois, afirma que no quarto há “um tabuleiro de xadrez com as peças arrumadas sobre uma mesinha e as obras completas de Shakespeare”, que são atividades de pessoas que prezam pela leitura e pelo uso da lógica.
( )A incoerência do