Tingimento
Design de Moda - Estilismo
1º Periodio – 2/2014
Joana Escobar Lorenzetti
Ana Claudia Xavier Oliveira
TÉCNICAS DE TINGIMENTO
Beneficiamento Têxtil : O beneficiamento têxtil, constituído por várias etapas, tem por finalidade melhorar as características físico-quimicas de fibras, fios e tecidos. Na etapa final, ele confere propriedades particulares ao tecido. A cor natural de fibra de um fio ou de um tecido pode ser modificado por meio da tintura.
Navalhagem: Etapa realizada em máquinas dotadas de cilindros com lâminas cortantes helicoidais que cortam os pelos levantados, defeitos de emendas, pequenos aglomerados ou caroços.
Prefixação: Realizada principalmente para evitar distorções comuns como encolhimento ou mesmo alongamento de fibras sintéticas, principalmente, devido aos banhos aquecidos. O processo de prefixação funciona de modo a submeter o tecido à temperaturas superiores às das operações posteriores.
Flambagem: Elimina por queima (através de chama ou placas aquecidas) as pontas de fibras salientes, conhecidas também por fibrilas, na superfície do tecido.
Alvejamento: Processo de clareamento do tecido afim de eliminar a cor amarelada ou amarronzada apresentadas pelas fibras celulósicas em seu estado natural. O processo também elimina purezas, preparando o tecido para processos posteriores; tintura, estampagem ou branqueamento óptico.
Tingimentos
Tingimento de Fibras: A tintura é o procedimento baseado na ligação estável entre as moléculas de um corante e as moléculas de um material a ser tingido, fixando a substancia colorante à fibra têxtil. O procedimento de tintura se dá dissolvendo-se o colorante, normalmente em água, e usando-se a solução para o tingimento. Esse processo de tingimento acontece em temperaturas baixas e em períodos longos, para que o colorante penetre na fibra. Quanto maior a temperatura, menor a absorção do colorante, por isso as industrias recorrem ao uso de substancias que