Eletricidade Est Tica
● Possíveis problemas causados pela eletrostática
A eletricidade estática é um fenômeno físico que você não vê, mas sente, porque ela causa perda de produção, de tempo, de matéria - prima, podendo ainda criar incêndios, choque em operadores, contaminações com fuligem ou pó e causar graves danos aos componentes eletrônicos sensíveis, requerendo altos custos de manutenção e/ou reparos em serviços de campo. A Eletricidade estática pode afetar a qualidade final de produtos. Por exemplo, filmes podem sofrer exposição prematura se faiscamentos ocorrerem durante o seu processamento. A qualidade de impressão pode ser afetada se cargas eletrostáticas afetarem a distribuição da tinta no material de processo. O mesmo se diga de processos de pintura de alta responsabilidade, onde todo o processo pode ser prejudicado por contaminação do objeto por particulados atraídos por eletricidade estática.
● Aplicações
A eletricidade estática pode ser utilizada no dia a dia de diversas maneiras, como em uma máquina fotocopiadora e até mesmo em pinturas automotivas utilizadas por diversas empresas de vários segmentos de mercado e as razões são muitas, como o baixo índice de desperdício de material, o alto rendimento, o tempo reduzido para pintura, o baixo custo, entre outras vantagens.
A indústria automobilística é uma das que mais faz uso da pintura eletrostática em sua linha de produção, seja para pintar as carrocerias dos automóveis, que precisam ter acabamento perfeito, como também, na utilização em pintura de acessórios automotivos, como rodas, santo antonios, partes plásticas e muitos outros componentes do carro. O princípio da pintura eletrostática é baseado na atração de cargas opostas (pó e/ou tinta líquida). As cargas negativa e positiva se atraem e torna mais efetiva a fixação do componente (tinta ou pó), especialmente em materiais condutores, como os metais. A atração dos elementos se dá por meio da eletrostática e, por isso mesmo, ocorre