Timóteo, o jovem pastor.
Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego. Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego. (Atos 16:1-3)
Listra era uma antiga cidade da província romana da Licônia e que passou a fazer parte do sul da Galácia, depois que esta outra província veio a ser ampliada, provavelmente na época deAugusto. Situava-se a cerca de 30 km a sul de Icônio, a atual Konya, e teria sido um dos locais por onde o apóstolo Paulo anunciou o Evangelho em suas viagens missionárias, conforme relata o livro de Atos do Novo Testamento da Bíblia.
A Bíblia não cita o nome de seu pai, porém menciona o nome de sua mãe e de sua avó conforme vemos no versículo a seguir:
Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você. 2 Timóteo 1:5
Curiosidades sobre Lóide e Eunice, avó e mãe de Timóteo
Lóide significa: livre, encantadora e virtuosa.
Eunice: Significa "boa vitória", "a que vence sempre", ou "a que alcança muitas vitórias".
A origem do nome Eunice é o grego Euneike, formado pelas palavras eu, que significa "bastante", "bem", "muito" e níke, que quer dizer "vitória".
Na Bíblia o nome Eunice aparece no Novo Testamento. Eunice é o nome da mãe de Timóteo.
O nome Eunice se tornou popular na Inglaterra depois da Reforma Protestante, por ser um nome bíblico.
Timóteo é mencionado várias vezes no Novo Testamento:
Como cooperador de Paulo
Timóteo, meu cooperador, envia-lhes saudações, bem como Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes. Romanos 16:21
Timóteo ajuda na consolidação da igreja de Corinto
Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira