Timidez: a ação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental no resgate do aluno como ser social
Resumo
A timidez pode ser vista de duas formas, negativo e o positivo, a sociedade vê a timidez negativamente, a incapacidade de expor pensamentos, medo; Segundo alguns autores a timidez pode ser benéfica e positiva, o tímido costuma ter um nível de percepção elevado devido à quietude e atenção a tudo ao seu redor. Desta forma será demonstrado maneiras para se trabalhar o tímido ainda na fase escolar e resgate o ser social, tenha autonomia, auto-estima, segurança, confiança. Este trabalho foi dividido em três tópicos: Timidez, A criança tímida e o convívio social e A ação do professor em relação ao aluno tímido.
1.1 Introdução Com a globalização a cada dia, as famílias estão mais atarefadas com atividade do trabalho, da casa, da faculdade, e o cuidado dos filhos fica por conta da babá, da TV, dos avós, da escola, a criança acaba na maior parte do tempo sendo educados por outros.
Hoje, para ser aceito na sociedade e necessário ter uma boa comunicação e boas relações interpessoais.
A linguagem verbal, escrita ou outra representação de comunicação e a interação com a família e amigos, entre seres humanos é de suma importância. Essencial para vida saber trabalhar em equipe, ter opinião própria, interagir e saber se relacionar.
É comum em sala de aula às crianças colocarem apelidos entre si, ou fazerem piadinhas e comentários, por exemplo, um amigo esta lendo um texto em voz alta. Isso faz com que a criança se sinta acanhada e com vergonha, com medo de falar algumas coisas errada, com isso impede se expressar e disser tudo o que pensa, e quando precisa falar em público novamente é um grande desafio, pois surge o medo e a insegurança de fazer algo errado.
A timidez pode ser definida como um desconforto diante de situações sociais que atrapalham o indivíduo na conquista de seus objetivos sejam eles pessoais ou profissionais.
Segundo o dicionário