tijolos ecologicos
Plano de Trabalho para Solicitação de Bolsa de Iniciação Científica
Aluna: Luana Ribeiro Hespanhol
Orientador: Jonas Alexandre
INTRODUÇÃO
A necessidade do Homem Primitivo em construir abrigos para que pudesse satisfazer as suas necessidades básicas remonta às primitivas civilizações. Para executar os seus abrigos era indispensável um “material” que aglutinasse os restantes elementos que estavam disponíveis na natureza tais como as pedras, ou outros produtos, como os tijolos de adobe. A origem das argamassas advém deste tipo de necessidade e o seu aparecimento data há 10000 anos.
A realização de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável é incontestável. Segundo John (2000), através do aprimoramento da tecnologia é possível reciclar diferentes resíduos e subprodutos oriundos de outras indústrias e inseri-los em substituição ao uso dos recursos naturais no desenvolvimento de materiais construtivos. O pesquisador cita alguns benefícios obtidos na reciclagem, entre eles: redução do consumo de recursos naturais não renováveis, quando substituídos por resíduos reciclados; redução do consumo de energia durante o processo de produção; e redução da poluição ao emitir menor consumo de gás carbônico a partir da diminuição do uso do Cimento Portland.
Silva (2005) destaca que a construção civil pode ocupar um papel de destaque no processo de desenvolvimento sustentável devido ao seu elevado potencial como indústria recicladora. O mesmo considera que o setor é um dos que mais apresenta possibilidades de aproveitamento de grandes quantidades de subprodutos industriais, pois sua cadeia produtiva abrange diferentes etapas e consome significativo volume de recursos materiais e energéticos.
No processo de fabricação de artefatos de vidro, durante a lapidação obtém-se um resíduo sólido constituído basicamente de vidro em pó. Esse resíduo diferentemente dos cacos não pode ser