Tijolo ecologico modular
A mistura de solo, cimento e água é a base do tijolo ecológico. Para tomar forma, essa mistura é colocada em fôrmas e recebe uma carga de 6 toneladas com a prensa hidráulica. O processo de cura destes tijolos é feito com água, a hidrocura, por quatro dias para adquirir a resistência adequada. A partir deste processo, a olaria tradicional deixa de existir, e nasce a olaria ecológica, que evita o desmatamento de árvores para a queima do tijolo.
[pic]
[pic]
Os furos nos tijolos funcionam como termo acústicas, que controlam as temperaturas e diminuem os ruídos.
A quantidade de argamassa que será utilizada na execução da obra é menor do que utilizando o tijolo convencional, e poderá ser aplicada com a argamassa de bico dosador.
[pic]x [pic]
O que aumenta a resistência da estrutura são os encaixes que existem nos tijolos, facilitando a colocação e ainda diminui o tempo de conclusão da obra.
Devido suas faces lisas e belas, não há necessidade de reboco e permite assentamento de azulejos e outros acabamentos, quando desejado.
O cimento é utilizado em pequena quantidade na construção com o tijolo modular, além das colunas e vigas serem realizadas facilmente utilizando os furos e as canaletas.
O Tijolo Ecológico Modular foi aprovado e regulamentado pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A construção com tijolo modular favorece uma obra limpa, com menor entulho e perda de material.
[pic]
A desvantagem do tijolo ecológico é o preço, ele é bem mais caro do que o tijolo cerâmico. Outro fator, é que a mão de obra tem que ser especializada, o que é escasso no momento.
PATOLOGIAS DAS CONSTRUÇÕES
Os danos causados nas construções civis são chamados de patologias ou manifestações patológicas e é o estudo dos problemas, falhas e defeitos que danificam uma ou mais estruturas do edifício.
Infiltrações
É a mais comum das patologias, devido à má execução dos projetos, falta de preparo do profissional e