Tijolo Modular
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (4º Período)
Nedilson Mendes Vieira
Hilquias Mendes
Amilton Pacheco
Projeto: Tijolo modular ou ecológico
Professor: Erlandson Gonçalves
São Luis – MA
Tijolo modular ou ecológico
É produzido através da mistura de um tipo de solo, cimento e água. A melhor opção de mistura do tijolo ecológico é de solo arenoso com 70/80% de areia + 30/20% de solo argiloso ou 30/20% deste solo, misturado em 70% de areia, e qualquer uma das misturas de 12 a 15% de cimento. No preparo do tijolo, a mistura é semelhante a que se faz outras argamassas. A homogeneização é feita com peneira de malha ABNT de 4,8 mm, do solo e/ou da areia e do cimento, para tirar impurezas e torrões, que poderão ser quebrados e aproveitados. Em seguida aplica-se água em pequena quantidade, de preferência com o uso de regador com pequeno chuveiro, evitando-se a concentração em determinado ponto.
Prensa utilizada na produção do tijolo modular
O mínimo necessário para iniciar o projeto:
- Prensas manuais e elétricas
- Triturador de solo
- Peneiras de balanço manual
- Peneiras elétricas
- Misturador
O tijolo ecológico é uma das novidades do setor da construção civil que, em concordância com os projetos sustentáveis, traz mais agilidade e resistência à obra. Com um desenho inovador e faces regulares e lisas, o tijolo possui pequenos encaixes e furos centralizados, que permite que os sistemas hidráulico e elétrico sejam embutidos evitando quebras.
Detalhes do bloco de tijolo
É chamado de ecológico, pois o tijolo não utiliza queima em seu processo de produção e ainda pode utilizar em alguns casos, em sua composição, Resíduo de Construção e Demolição (RCD) classe A.
Em comparação ao produto de alvenaria, o tijolo ecológico é um pouco mais caro, mas tem melhor custo-benefício. O