Tigres Asiáticos
Novos países industrializados: Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong. Esses foram industrializados na década de 80. Novíssimos países industrializados: Vietnã, Filipinas, Malásia e Tailândia. Industrializados na década de 90.
O Japão passou por um processo de industrialização de recuperação econômica após a segunda guerra mundial, até que chegou um momento em que a industrialização japonesa encontrou como restrição o tamanho do território. Com esse empecilho, para expandir suas unidades produtivas, as indústrias procuraram novas áreas, os novos países industrializados, em que tudo que era produzido servia como abastecimento do mercado japonês. Então, podemos dizer que, os tigres asiáticos surgiram a partir de um modelo econômico externo, indústrias externas para abastecer o mercado externo.
O processo de industrialização foi rápido, ágil por que seguiu a lógica do toyotismo e agressivo porque a produção era barata e, consequentemente, o preço final era de baixo custo.
Fatores do crescimento econômico:
- Desterritorialização do capital japonês: Busca de novos locais para instalação das fábricas japonesas. Inicialmente nos novos países industrializados porque o estado investia nos fatores que eram essenciais para a atividade industrial.
- Ajuda financeira dos EUA: Por que a ajuda vinha dos EUA? Simples, estavam em um contexto de Guerra fria e o fortalecimento da economia desses países nesse contexto histórico significaria o fortalecimento do capitalismo, para se contrapor ao socialismo que avançava em direção a Ásia.
- Grandes investimentos em educação: Que é um ponto favorável para o próximo item.
- Mão de obra