Tidir
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Evolução e Tendência dos Materiais Leves
CURSO: Engenharia Mecânica - Professor TIDIR: Patrícia Delgado
Edinaldo Costa, Flaviane Diniz, Flaviane Mafra, Lucas Eduardo Oliveira, Matheus Lacerda, Rafael Bravo, Vitor Xavier.
[pic]
[pic]
Resumo Este trabalho discorre sobre a interferência da evolução dos materiais na diminuição de emissões de gases poluentes por veículos. Primeiramente foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema e posteriormente realizadas as análises. Pesquisas científicas foram fundamentais para a verificação da aplicação dos principais componentes indispensável na construção de veículos com o objetivo proposto. A segurança dos ocupantes e o impacto ao meio ambiente também foram verificados e receberam destaque no desenvolvimento do trabalho.
Palavras-chaves: Redução de peso, Diminuição de emissões de CO2.
Introdução
A produção de veículos mais leves tem sido uma tendência para a maioria das montadoras. Isso porque existe uma preocupação crescente da população com relação à redução da emissão de poluentes, tema discutido em Conferências Internacionais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, como a ECO 92. Um fator importante quando se tem mudanças dos usuários, pois apesar da importância da redução dos custos e do impacto ao meio ambiente, muito mais importante é a integridade dos usuários.
Disponível em: http://www.abmbrasil.com.br/news/noticia_integra.asp?cd=4728 acesso em 16/10/12.
Para destacar este cenário serão feitas comparações entre veículos de fabricação mais antiga com os atuais. Através deste estudo serão mostrados os materiais utilizados além da verificação sobre a mudança na pesagem dos veículos e suas propriedades mecânicas a partir dessas alterações.
As evoluções no setor automotivo continuam em avanço, por isso serão enfatizadas as pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de materiais