TIC
Esc. B. dos 2º e 3º Ciclos com Sec. de S. Martinho do Porto
Tecnologias de informação e de comunicação
2011/2012
Professora: Helena Eusébio Data de entrega: 09/12/2011
Trabalho realizado por: Helena Barata Nº9 9ºB
Introdução
Com este trabalho pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre os CD’s e os DVD’s.
CD’s
No mercado, existem dois tipos distintos de CD's com os quais é possível gravar dados e música: CD-R (Compact Disc Recordable) e CD-RW (Compact Disc Recordable Rewritable). O primeiro permite que dados sejam gravados num CD somente uma única vez, não sendo possível alterar ou apagar informações. O segundo permite gravar e regravar um CD, apagando e acrescentando dados novamente. O que causa a diferença entre estes tipos de CD's é o material usado por eles. O CD-R usa um tipo material que quando queimado pelo laser do gravador de CD sofre uma transformação que não permite mais alterá-lo, deixando o CD’s como um CD-ROM comum. Já o CD-RW usa um material do tipo phase-change (mudança de fase), que consiste numa espécie de partícula que sofre acção do laser do gravador para armazenar dados e depois pode sofrer outra acção para voltar ao estado original e permitir que informações sejam gravadas novamente.
CD’s R
Os CD’s são constituídos por camadas. O material usado nelas é o que forma a cor do CD’s (prateado, dourado, azul, verde, etc). No caso do CD-R são usadas, basicamente, cinco camadas:
Camada 1: superfície para protecção - camada usada para proteger os dados gravados, como uma espécie de "capa protectora".
Camada 2: laqueamento - também tem a função de proteger os dados, ficando logo abaixo da camada de protecção e servindo de complemento a esta.
Camada 3: camada reflexiva - como o nome indica, esta camada é