TI N O IMPORTA
Felipe de Paula Guedes - RM 47794
1) Quais os principais argumentos do autor do artigo “TI já não importa”?
Quais as conclusões do autor no artigo?
Tecnologias Infraestruturais
De acordo com artigo “TI não importa” do autor Nicolas G. Carr, um dos principais argumentos citados são os traços similares entre o TI e as Tecnologias Infraestruturais. Segundo ele, ambos provocam mudanças no mercado, pois geram maior valor quando compartilhadas, já que ganham novos investimentos. Com a grande concorrência, os preços caem e a tecnologia se torna acessível em grande escala e até o jeito de usar começa a se padronizar.
O segundo ponto discutido no artigo, é que com a criação da internet as empresas começaram a substituir aplicativos customizados por genéricos, barateando a funcionalidade do TI.
Outro ponto mencionado no texto, é como as empresas devem se posicionar no mercado. Ela deve buscar administrar custos e riscos meticulosamente. Abordar postura mais defensiva em relação ao TI gastando menos e pensando com maior pragmatismo.
2) Qual a sua opinião sobre os argumentos do autor no artigo?
Eu concordo que as empresas precisam rever seus conceitos de investimentos e custos de TI praticado nos dias de hoje. Muita vezes existem um custo utilizado acima do necessário, além disso, não existe um tempo hábil para que todo esse investimento se torne Valor ao negócio.
3) Em sua opinião, qual a importância de TI para as organizações no século XXI?
Hoje TI suporta todo negócio para uma empresa, desde suporte o suporte ao usuário (interno) até na definição para estratégia da companhia.
Isso mostra que TI suporta:
Tomada de decisão
Resolução de problemas
Avaliação de resultados
Consumidores
Exploração dos conhecimentos
Ambiente
Processo de armazenamento da informação
O uso eficaz da TI e a integração entre sua estratégia e a estratégia do
negócio