Thomas
Fundação de Apoio ao Idoso “Dr. Thomas”
Manaus-Am 2012
Curso de Serviço Social 3º Período Turma: SSM 0301
Alunas: Antonia Dourado Bianca Bitencourt Danuta Walessa Glenda Matos Jéssyca Gomes Patrícia Mourão Perla Barata
Manaus-AM
2012
Fundação Dr.Thomas
1.1 Origem.
A Fundação de Apoio ao Idoso “Dr. Thomas” surgiu em 1909, com o nome de Sociedade Asilo de Mendicidade De Manaus. Em 1932 passou a chamar-se Asilo de Mendicidade “Doutor Thomas”, em homenagem ao médico canadense Harold Howard Shearme Wolferstan Thomas.
Dr. Thomas pertencia à Escola de Medicina Tropical de Liverpool, na Inglaterra, instituição dedicada à medicina e saúde pública nos trópicos. Ele foi enviado a Manaus, em 1905, para estudar a febre amarela na região amazônica. Chegando aqui, ele trabalhou no laboratório do médico Dr. Figueiredo Rodrigues. Depois montou seu próprio laboratório de análises clínicas, chamado de The Yellow Fever Research Laboratory e posteriormente de Manáos Research Laboratory. Situava-se no prédio onde hoje funciona a Biblioteca Pública Municipal, na Praça do Congresso.
Em 30 de novembro de 1967 a Câmara Municipal de Manaus, por meio da Lei nº 995, autorizou o Prefeito Municipal a criar a FUNDAÇÃO “DOUTOR THOMAS”, como uma Instituição filantrópica da administração indireta e mantida pela Prefeitura de Manaus.
Em 1968, o Lions Clube de Manaus, já colaborador do asilo, decidiu fazer uma obra para ampliar a estrutura da instituição. Até essa época, o asilo tinha capacidade para abrigar 20 pessoas. Com a obra, passaria a atender 200 pessoas em seis pavilhões.
A partir de 1969, o então presidente do Lions Antônio José Tuma, começou uma campanha na cidade para arrecadar recursos para a construção do novo asilo, com apoio