Sustentabilidade
A presença de vastas áreas de costa litorânea associado ao enorme fluxo de radiação solar que recebemos contribui e muito para o desenvolvimento de fontes de energia sustentáveis em nosso país.
Porém, só em 1992 foi instalada a primeira turbina eólica em território nacional no Arquipélago de Fernando de Noronha. Após dez anos sua instalação foi criada a PROINFA, Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica que busca a sustentabilidade na produção de energia no país.
As próprias usinas hidrelétricas responsáveis por mais de 70% da distribuição de energia no país é considerada sustentável por não poluir a água e não emitir gases poluentes porém a instalação das usinas geram grandes impactos ambientais que pode ocasionar em alagamentos e desmatamento.
Desde a Primeira Revolução Industrial que ocorreu entre os séculos XVIII e XIX o mundo vem sofrendo fortes impactos culturais e ambientais. A alta demanda de produção gerada pelo capitalismo tem gerado grandes desequilíbrios já que não se repõe o que consumimos. Portanto, no ano de 1984 a ONU viabilizando diminuir os impactos desenvolveu a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, este programa além de desenvolver propostas visava propor novos caminhos para o futuro ambiental da sociedade.
O Brasil ao longo dos anos tem se preocupado com questões ambientais e nos últimos anos tem proposto programas que visam a sustentabilidade. Desde o incentivo fiscal com a Lei 4611/12 que reduz o IPI de produtos sustentáveis até o aumento da rigidez para aquelas que infringem leis ambientais tem tornado e desenvolvimento nosso país no âmbito ambiental.
Desde o turismo sustentável que atrai milhares de turistas todos