Thomas Morus
THOMAS MORUS
uTOPIA
THOMAS MORUS
INTRODUÇÃO
Este trabalho é sobre a Obra Utopia de Thomas Morus o qual, segundo a história, nasceu e morreu em Londres, era filho de juízes do banco dos reis, tinha forte influência religiosa que o tornou aos 15 anos pajem do cardeal Mortom da Cantuária. Thomas Morus tinha como principal característica ser um grande humanista e otimista em relação aos problemas sociais, sendo sempre conduzido por um pensamento justo e obedecendo a natureza humana. Influenciado por várias amizades que obteve durante a sua sólida formação acadêmica em Oxford é válido destacar um de seus principais mentores o filósofo Desidérios Erasmo como formador da visão que conduziu Morus a Trilhar. A obra baseia-se em uma sociedade que trabalha pouco, produz apenas o necessário e o dinheiro e a riqueza é desprezada e a igualdade entre todos os membros da sociedade tem alinhamento com uma visão política igualitária.
São objetivos deste trabalho identificar e comparar os pontos que a sociedade atual tem em relação a Utopia de Thomas Morus e apresentar a filosofia que foi criada a anos atrás e que ainda tem fortíssimas influências sociais, trazendo a criação de uma sociedade igualitária que necessita de tecnologia, espaço adequado e construções seguras para que esta sociedade tenha equilíbrio e seja sustentável.
Esta é uma obra de ficção, a qual foi dividida em 2 partes. 1) O Autor faz duras críticas à situação política e social da Inglaterra, onde a propriedade privada e as coisas são medidas pelo dinheiro, não há organização e nem justiça e também nos leva para a UTOPIA onde reina uma sociedade ideal, que aboliu o dinheiro e abomina a guerra 2) A comparação das idéias de Thomas Morus com a Engenharia Civil e os benefícios que Morus idealizava implantar na ilha a qual criou em Utopia.
A metodologia utilizada foi a pesquisa