Thomas More
¹ “Uma sociedade justa deveria ter leis poucos numerosas e as riquezas repartidas...” A principal crítica social de Morus fala em torno da abolição da propriedade privada. Adverte que a sociedade seria melhor, mas seria impossível com a propriedade. É um dos primeiros a atacar a propriedade na era cristã.
Como na República de Platão, os cidadãos adotavam um regime de comunhão de bens...² ”O trabalho não é esgotante, são seis horas por dia, mas todos trabalham.” Dessa forma, não sãos as massas trabalhadoras que tem que fazer o trabalho dos vagabundos e parasitas, como por exemplo certos nobres e religiosos. Aqui percebemos a indignação de Morus que usa o exemplo do zangão, que não trabalha.
O mais velho é o chefe, depois os maridos, que são servidos pela suas esposas. As crianças obedecem aos pais e todos respeitam os mais velhos.
Morus tem sua critica contra o orgulho, a vaidade, e que segundo ele levam ao luxo *supérfluo. Efetivamente, diz que todos os países do mundo adotariam o regime de Utopia se não fosse o orgulho, ³ "esse pai de todas as pestes".
...O prazer corporal pode também vir de várias formas, como no ato de comer, de extrair excrementos,