Thomas Maltus
Thomas Robert Malthus, nasceu em de fevereiro de 1766,em Rookery, no condado de Surrey na Inglaterra. Teve grande importância no estudo do crescimento populacional ao desenvolver a teoria malthusiana, foi um importante economista do final de século XVIII e início do século XIX, foi clérigo, professor universitário, demógrafo e erudito, considerado o precursor da demografia mundial. Seu pai Daniel Malthus era admirador das ideias de Jean- Jacques Rousseau, e amigo dos pensadores David Hume e Godwin. Em 1784, aos 18 anos, Malthus foi admitido na Jesus College da Universidade de Cambridge, onde estudou Matemática, Latim e Grego, ao mesmo tempo em que recebia sua formação sacerdotal. No final do século XVIII foi ordenado sacerdote da Igreja Anglicana 1797, dois anos depois iniciou uma longa viagem de estudo pela Europa. Casou-se em 1804. E em 1805 tornou-se professor de História Moderna e Política Econômica no Colégio da Companhia das Indias Orientais, em Harleybury, Hertfordshire. Segundo contextos foi o primeiro professor de Economia Política.
Publicou varias obras de economia política, sobre tudo uma ‘’ Uma Pesquisa sobre a Causa do presente Alto dos Preços dos Alimentos, em 1800, e ‘’Princípios de Economia Política’’, tendo em vista sua Aplicação Prática, 1820’’. Porem ficou conhecido devido a sua obra publicada anonimamente, em 1798 ‘’ Um Ensaio sobre o Principio de População’’, com contextos sociológicos e demográficos . A partir dela Malthus tirou a conclusão que enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, s produção populacional tem a tendência de crescer em progressão geométrica.
Suas obras exerceram influência em vários campos do pensamento e forneceram a chave para as teorias evolucionistas de Darwin e Wallace. Os economistas clássicos como David Ricardo, incorporaram o princípio da população às suas teorias, supondo que a oferta de força de trabalho era inexaurível, sendo limitada apenas pelo fundo de salários.