Thomas Kuhn
Historiador da ciencia.
Trabalhou com a ideia de paradigma, paradigma significa um modelo, um padrão, pensou o paradigma como um modelo ambiguo, material e imaterial. Em qlq perido da historia a população se baseia numa ciencia que é considerada uma ciencia normal, cada periodo considera normal uma ideia determinada de ciencia, objetivo dele mostar como sociedade mudou com o tempo a ideia que tinha de ciencia.
Paradigma conceito ambiguo, se refere a elementos materiais e imateriais. Vaguesa- exemplo, calvice, em que momento anoiteceu? x ambiguidade- esse termo pode se referir a isso ou aquilo, por exemplo, banco...estarei esperando ao lado do bando, banco da praça ou banco instituição financeira?
Materias- telescópio...
Imateriais- mundo mental, das teorias
Justificaçao- o que estavamos discutindo até agora, até cooper.Lógica. x "Contexto da descoberta"-Tudo o que não é lógico, tudo que é psiclógico, ordem social que influenciariam a produção de uma teoria cientifica. Não mais discutir o problema da justificação das teorias, mas discutir a descoberta das teorias, as ideologias dos investigadores, se é homem ou mulher...
Ele propoe a ideia de ciclo da ciencia, ele identifica diversos momentos na historia, onde as revoluções aconteceram, mudam os elementos materiais e imateriais com o passar do tempo, ele supoe a incomensuravel, ele utiliza o termo revolução, que mostra um caráter político, ideia de ruptura total. Ele diz que a ciencia é uma ideia de revoluções, descarta tudo que havia sido dito antes. Novos elementos sempre, porém, a critica é feita pois outros autores dizem que na realidade ocorrem reformas, não revoluções.
Entra em crise quando as anomalias existentes começam a se amontuar, se tornam insuportaveis, o paradigma não consegue responder a situação. Um novo paradigma surge quando explica as novas indagações e as explicações já explicadas, tornam-se a ser explicadas de uma nova maneira. -Visão de Thomas.
Incomensurabilidade,