racismo no brasil
- FOI SÓ NO SÉCULO 19 QUE OS TEÓRICOS DO DARWNISMO RACIONAL FIZERAM DOS ATRIBUTOS EXTERNOS ELEMENTOS ESSENCIAIS, DEFINIDORES DE MORALIDADES E DO DEVER DO POVO.
- TODO BRASILEIRO, MESMO O ALVO, DE CABELO LOURO, TRAZ NA ALMA, QUANDO NÃO NA ALMA E NO CORPO, A SOMBRA OU PELO MENOS A PINTA DO INDÍGENA E OU DO NEGRO, AFIRMAVA FREYRE.
- 1950, NA EXPRESSÃO JEITINHO BRASILEIRO: AQUELE QUE LONGE DOS EXPEDIENTES OFICIAIS USA DA INTIMIDADE PARA O SUCESSO.
- A FIGURA DA MULATA, QUE EXÓTICA E SENSUAL CONVERTIA-SE CADA VEZ MAIS EM ÍCONE DE DETERMINADA BRASILIDADE
- DESIGUALDADE E A VIOLÊNCIA DO DIA A DIA SÃO COMO QUE DESPREZADOS, TUDO EM NOME DE UMA VISÃO IDEALIZADA DA NOSSA RAÇA, QUE NESSE MOMENTO PARECE SER SUFICIENTE PARA REPRESENTAR POSITIVIDADE A NAÇÃO.
- APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,A UNESCO PRETENDIA TOMAR A DIANTEIRA PARA INAUGURAR UM DEBATE MAIS HUMANISTA , CONDENANDO O CONTEÚDO RACISTA DA IDEOLOGIA DE ESTADO NAZISTA. “ RAÇA É MENOS UM FATO BIOLOGICO DO QUE UM MITO SOCIAL E, COMO MITO, CAUSOU GRAVES PERDAS DE VIDAS HUMANAS E MUITO SOFRIMENTO EM ANOS RECENTES”. A CRITICA FOI LEVADA EM DIVERSOS PAISES.
- PODE SE DIZER QUE O RACISMO BRASILEIRO CONSTITUI UMA ESPÉCIE DE DISCURSO COSTUMEIRO, PRATICADO COMO TAL, POREM POUCOS OFICIALIZADO.
-1950, LEIS PELA PRIMEIRA VEZ QUE REPRIMEM A DISCRIMINAÇÃO.
EX: RECUSAR, NEGAR OU IMPEDIR A INSCRIÇÃO OU INGRESSO DE ALUNO EM ESTABELECIMENTO DE ENSINO PÚBLICO OU PRIVADO DE QUALQUER GRAU.
- NA MAIORIA DAS CONDENAÇÕES: RÉUS NEGROS TENDEM A SER MAIS PERSEGUIDOS PELA VIGILÂNCIA POLICIAL, RÉUS NEGROS EXPERIMENTAM MAIORES OBSTÁCULOS DE ACESSO Á JUSTIÇA CRIMINAL E MAIORES DIFICULDADES DE USUFRUIREM DO DIREITO DE AMPLA DEFESA, RÉUS NEGROS TENDEM A MERECER UM TRATAMENTO PENAL MAIS RIGOROSO , COMPARATIVAMENTE AOS RÉUS BRANCOS.
RACISMO É PORTANTO, PROIBIR ALGÉM DE FAZER ALGUMA COISA POR CONTA DE SUA COR DE PELE. NO ENTANTO, O CARÁTER DIRETO E ATÉ DESCRITIVO DA LEI NÃO AJUDA QUANDO É PRECISO DE FATO PUNIR. A LEI É PARA