RACISMO NO BRASIL
Em jogo do Santos contra o Mogi Mirim pelo Campeonato Paulista, o volante santista marcou um golaço na vitória por 5 a 2. Mas a alegria foi substituída pela indignação. Torcedores do time rival o chamaram de macaco e um outro lhe disse que deveria procurar uma seleção africana para jogar. Arouca, no dia seguinte, clamou por punição exemplar. "A impunidade e a conivência das autoridades com as pessoas que fazem esse tipo de coisa são tão graves quanto os próprios atos em si. Somente discursos e promessas não resolvem a falta de educação e de humanidade de alguns", escreveu.
OPINIÃO
Ao falar de racismo primeiramente se pensa sobre a raça negra, como foi o acontecido na reportagem aqui destacada. Porém, racismo é um preconceito fundamentado na diferença racial das pessoas, onde é dada grande importância à superioridade de uma determinada raça em relação à outra, podendo ter graves consequências.
É curioso falar de racismo no Brasil, um país de forte mistura de raças, pois para alguns o preconceito racial não é tão evidente. Mas tal racismo existe e vem tomando proporções cada vez maiores.
Não é apenas o cenário esportivo que presencia expressões racistas. O racismo ocorre de maneira sutil, quase passando despercebido; também ocorre em piadas, xingamentos e ao evitar contato com a pessoa. Com certeza, é uma das coisas mais cruéis do mundo. É algo lamentável e inaceitável, indo contra os direitos de todo ser humano.
Enquanto não houver uma mudança, o ser humano só mostra que há muito a evoluir e crescer em busca de um mundo em que haja harmonia entre todos.
COMO PODEMOS COMBATER O RACISMO NO BRASIL?
É necessário que se adotem atitudes mais significativas para combater o racismo no Brasil. Embora haja lei que determine pena de reclusão a quem cometer atos de discriminação ou preconceito racial, muitos ainda enfrentam situação de racismo no país. Portanto, as autoridades precisam ser mais