Thomas Jefferson
Thomas Jefferson nasceu em Shadwell, a 13 de abril de 1743 e morreu em Charlottesville, a 4 de julho de 1826. Foi o terceiro presidente dos Estados Unidos ( entre 1801 e 1809 ), e o principal autor da declaração de independência (1776) daquele país.
Foi o principal autor da Declaração da Independência Americana, e uma fonte de muitas outras contribuições para a cultura americana. A lista de sucessos da sua presidência inclui a compra da Louisiana e a expedição de Lewis e Clark.
A eleição presidencial americana de 1800 resultou num empate entre Jefferson e seu oponente, Aaron Burr, e foi resolvida a 17 de fevereiro de 1801, quando Jefferson foi eleito presidente e Burr vice-presidente pela câmara dos representantes. Jefferson foi o único vice-presidente americano a ser eleito para a presidência e servido dois mandatos plenos.
Devido ao veto presidencial, em 1791, a Câmara dos Representantes adotou o método de Jefferson, que permaneceu até 1832. Thomas Jefferson, na altura secretário de estado de George Washington, propôs um método que contornava os erros de Hamilton.
O seu método consiste no seguinte:
Algoritmo:
1º Passo: calcula-se o divisor padrão
2º Passo: calcular a quota padrão de cada lista e atribuir a cada lista a quota inferior (parte inteira de quota padrão).
3º Passo: se a soma das quotas mínimas for igual ao número de lugares a eleger, a eleição está concluída; caso contrário, procura-se, por tentativa e erro, um divisor modificado, de modo que a soma das partes inteiras das quotas modificadas seja igual ao número de lugares a serem distribuídos.