Thomas de aquino
RESUMO
Este artigo aborda o filósofo Tomás de Aquino. A escolha do tema se deu, pois apresentamos um seminário sobre Tomás de Aquino. Nesse artigo abordaremos alguns dos fatos mais importantes sobre a vida do filósofo, suas obras mais importantes e sua contribuição para o direito. Tomás de Aquino repensou alguns dos filósofos mais celebres e montou, com influência neles, as suas teorias e pensamentos. Tomás de Aquino acentuou a diferença entre filosofia e teologia, e montou cinco vias para provar a existência de Deus. Através de uma pesquisa minuciosa, utilizando fontes precisas, é possível compreender como ele distinguiu a teologia da filosofia fazendo uso da ideia aristotélica que eliminava o pensamento agostiniano antes presente em Tomás de Aquino.Resultando Tomás de Aquino também montou uma relação entre o Estado e a Igreja, afirmando de que o Estado deve se subordinar ao poder da Igreja.
Palavras-chave: Tomás de Aquino. Igreja. Estado. Deus.Teologia. Tomismo.
1 INTRODUÇÃO
Quando pensamos em filósofos é comum lembrarmos dos clássicos filósofos gregos. Porém, Tomás de Aquino teve uma importância fundamental para a história da filosofia. Este acentuou a diferença entre a Filosofia, que estuda todas as coisas pelas últimas causas através da luz; da razão, e a Teologia, ciência de Deus a luz da revelação. Mostrou que o homem é o ponto de convergência de toda a criação e que nele se encerram, de certo modo, todas as coisas. Ensinou que há uma união substancial entre a alma e o corpo, isto é o fundamento maior da dignidade da pessoa humana.
Tomás de Aquino é lembrado até hoje no meio jurídico por suas contribuições nessa área. Filósofos do mundo inteiro encontram em Tomás de Aquino elementos valiosos para suas pesquisas vigorosas do tomismo. Esses discípulos de Tomás de Aquino são chamados de neo-tomistas que tentam responder as profundas perguntas que se colocam ao homem de hoje, cristãos ou não cristãos.
Tomás de Aquino repensou