sao thomas de aquino
São Tomás de Aquino representa o auge do pensamento escolástico. A sua capacidade analítica e sintética fez dele um autor que soubesse tanto passar em revista os autores que o antecederam quanto resumir o seu pensamento de modo a servir aos propósitos de sua própria abordagem. Dessa forma, reunindo em sua obra pensadores tanto de orientação cristã quanto de orientação não-cristã, o teólogo e filósofo napolitano deu à intelectualidade cristã ocidental um novo alento que, malgrado as invectivas sofridas pelo seu pensamento vindas do interior do próprio pensamento cristão, o tomismo foi, não muito posteriormente, apropriado como referência oficial para todo e qualquer indivíduo interessado em conhecer, em suma, a orientação do pensamento cristão católico com aprovação eclesiástica.
2. Contextualização histórica de Santo Tomás de Aquino: a baixa Idade Média
(1066-1453)
O contexto no qual Santo Tomás de Aquino se encaixa pertence a um contexto ainda maior, historicamente denominado Baixa Idade Média, que vai do século XI (10662) ao século XV (14533); é o último período medieval, cujo perfil pode ser considerado como a aurora da Modernidade ou Idade Moderna, que, por sua vez, vai do século XV (1453) ao século XVIII (17894). Tais datas foram escolhidas por grande parte dos historiadores para delimitar os inícios e os fins desses períodos pelo fato de que foram nelas que se deram acontecimentos muito importantes do ponto de vista histórico.
Faz-se necessário frisar ainda que, embora se possa considerar a Idade Média, grosso modo, como um período que vai do século V (476 d.C.5) ao século XV (1453), verifica-se que a subdivisão da mesma em Alta Idade Média e Baixa Idade Média é proveitosa no sentido de que vem a esclarecer que essas duas subdivisões representam períodos com características próprias, razão pela qual seria impróprio pensar o período medieval como uma época extremamente homogênea.
2 Ano da invasão da Inglaterra por