Vida e história de Santo Agostinho e São Thomas de Aquino
FACULDADE DE DIREITO
SUSAN RAFAELLI EHRENBRIENK
PESQUISA: SANTO AGOSTINHO E SÃO TOMÁS DE AQUINO. VIDA, OBRAS E CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS AO DIREITO.
CUIABA, 19 de março de 2014
Direito Matutino
Santo Agostinho.
VIDA
Aurélio Agostinho, também chamado por Santo,nasceu na cidade de Tagaste em 13 de novembro de 354 d.C. na época uma província romana do norte da África. Seu pai, Patricius, era um berbere romanizado, cidadão romano, pagão e a mãe, Mônica, era berbere cristã. Sem muitos recurso, Agostinho foi educado em sua cidade natal e recusou-se a seguir a religião da mãe optando pelo ateísmo.
Em 365 foi aceito em uma escola em Madaura,onde descobriu a leitura latina e as conheceu as crenças do paganismo. Quatro anos depois, retornou para casa onde leu o diálogo Hortensius de Cícero, seu primeiro contato com a filosofia. Sendo este tão marcante, passou a seguir o maniqueísmo.
Em 371, com dezessete anos, foi enviado a Cartago para continuar sua educação na retória. Lá se apaixonou e permaneceu quinze anos ao lado da moça, com quem teve um filho, mas por ser de uma classe inferior o casamento não poderia acontecer e convencido pela mãe, a amada foi enviada de volta a África.
Durante os anos 373 e 374, Agostinho ensinou gramática em Tagaste. No ano seguinte, mudou-se para Cartago a fim de ocupar o cargo de professor da cadeira municipal de retórica, e por lá permanecera durante os próximos nove anos.
Desiludido pelo comportamento indisciplinado dos alunos em Cartago, em 383, mudou-se para estabelecer uma escola em Roma, onde ele acreditava que os melhores e mais brilhantes retóricos ensinaram. No entanto, depois de algum tempo percebeu a falta de vontade dos mestres e dos alunos, chegando ao ponto de não ser pago pelo trabalho.
Com a ajuda de alguns amigos, conheceu o prefeito da cidade de Roma, que lhe concedeu o cargo de professor de retórica imperial do tribunal provincial