Thin client
A performance das aplicações através de um Thin Client praticamente independe da estação de trabalho, permitindo a utilização de um equipamento mais simples, de menor custo e que não requer atualização freqüente.
O Thin Client é um simples terminal ou uma estação de trabalho sem os periféricos como o HD, CD-ROM, Drive de Disquete ou slots de expansão. O resultado é uma máquina com o custo muito menor e de maior durabilidade em relação a um PC.
Esta próxima geração da informática permiti que as empresas reduzam custos, desenvolvam aplicações mais rapidamente e aumentem a sua tecnologia no desenvolvimento de informações que são necessárias.
Sua simplicidade é refletida na redução dos gastos relacionados a TCO ou Custo Total de Propriedade, como a manutenção, consumo de energia, poluição sonora, treinamento de usuários, utilização de espaço e o ciclo de upgrade de hardware. Até mesmo um PC 286 ou um Macintosh LC pode se tornar em um Thin Client. Todavia, os equipamentos certamente devem ser otimizados para o protocolo Thin Client, oferecendo assim o melhor custo-benefício.
O Thin Client faz parte do conceito de Server-Based Computing. Ao contrário do modelo tradicional de redes, todos os recursos, processos, arquivos e informações são centralizados no servidor, onde as aplicações e dados são armazenados e processados. Todos os programas são compartilhados entre os Thin Clients e instalados somente no servidor enquanto a comunicação entre os Thin Clients e o servidor e feita através do uso de protocolos de comunicação como o ICA ou RDP.
A estação do usuário recebe as informações do teclado e do mouse e as envia ao servidor. As imagens geradas no servidor são transmitidas pela rede na forma bitmap otimizado e