thiffany
Conceito:
O magnetismo se define como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos.
Um ímã é definido como um objeto capaz de provocar um campo magnético à sua volta e pode ser natural ou artificial. NA QUÍMICA: o Magnetismo sob o ponto de vista químico
DIPOLO MAGNÉTICO
O fenômeno do magnetismo pode ser explicado através das forças dipolo. Por exemplo, os materiais possuem dois diferentes polos, quando entram em contato com outros materiais os polos iguais se repelem e os polos opostos se atraem. Este fenômeno recebe a denominação de “dipolo magnético” e pode ser considerado uma grandeza.
A força do imã é determinada por essa grandeza.
Os próprios átomos são considerados imãs, por exemplo, com polos norte e sul.
ÍMÃS E MAGNÉTICOS: Tipos & Propriedades de Imãs Os imãs naturais são compostos por pedaços de ferro magnético ou rochas magnéticas como a magnetita. Os imãs artificiais são produzidos por ligas metálicas, como, por exemplo, níquel-cromo.
ÍMÃS ARTIFICIAIS: também são subdivididos em: permanentes, temporais ou eletroímãs.
Um ímã permanente é feito de material capaz de manter as propriedades magnéticas mesmo após cessar o processo de imantação, estes materiais são chamados ferromagnéticos.
Um ímã temporal tem propriedades magnéticas apenas enquanto se encontra sob ação de outro campo magnético, os materiais que possibilitam este tipo de processo são chamados paramagnéticos.
Um eletroímã é um dispositivo composto de um condutor por onde circula corrente elétrica e um núcleo, normalmente de ferro. Suas características dependem da passagem de corrente pelo condutor; ao cessar a passagem de corrente cessa também a existência do campo magnético.
PROPRIEDADES DOS ÍMÃS
Polos Magnéticos
Atração & Repulsão
Interação entre Polos
Inseparabilidade dos Polos
-POLOS MAGNÉTICOS
São as regiões onde se intensificam as ações magnéticas. Um ímã é composto