serviço social
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi proposto pela disciplina Estágio Curricular l, como avaliação do 5º semestre – Estudo de Realidade Territorial no Bairro Imigrantes, localizados no Setor Oeste, no Município de Planaltina Goiás.
Essa atividade tem por objetivo complementar e enriquecer a formação do aluno, proporcionando uma observação territorial de campo, para avaliação de umestudo mais ampliado, uma visão mais nítida, possibilitando relações entre teoria e prática, adquirindo o conhecimento cotidiano no ambiente familiar e comunitário.
Durante o transcorrer desse estágio, houve participações em reuniões de equipe para planejamento de questões a serem desenvolvidas algumas atividades como, entrevistas para acolhimento de dados sociais, econômicos,culturais, visitas domiciliares e em Unidades.
Foi possível também nesta disciplina desenvolver habilidades e competência com as pesquisas de campo nas participações. A proximidade com as famílias nas visitas domiciliares contribuiu para o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento social para a rede de serviços prestadosde umprofissionalismo vindouro. Essas informações se configuram na supervisão de campo como conhecimento, realidade, referência, reflexão, dados, abrangendo diversos instrumentos de apreensão com suma importância para nossa formação.
2 Aspectos socioeconômicos TErritórial habitacional
O município de Planaltina de Goiás faz parte do entorno de Brasília DF na região centro oeste. É um município que possui o índice de população aproximadamente 120.000 habitantes contra os dados de 81.649 pelo IBGE em 2010. E neste município se localiza o Bairro Imigrantes, situado no Setor Oeste.
O bairro tem 22 anos de existência, possui aproximadamente 3.200 habitantes em 800 domicílios, divididos por quadras. Possui uma associação de