A TEORIA BÁSICA DE JEAN PIAGET
Desde cedo Piaget iniciou a observar as coisas, onde através de observação de pássaros fez seu primeiro trabalho científico, biólogo passou a interessar se pelos seres humanos e seu desenvolvimento. Denominada Epistemologia Genética que significa como o estudo de mecanismos que aumentam a inteligência.
Suas teorias possuem bases cientificas onde não somente a escreveu mais também a provou experimentalmente obtendo êxodo. Sua obra é bastante complexa trabalhando nela até as vésperas de sua morte, lhe instigava o conhecimento do ser humano e a sua capacidade de se desenvolver deixando uma bibliografia de setenta livros e mais de quatrocentos artigos.
Alguns termos da teoria de Piaget: 1- A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. O que vale também dizer que a inteligência humana pode ser exercitada, buscando um aperfeiçoamento de potencialidades, que evolui "desde o nível mais primitivo da existência, caracterizado por trocas bioquímicas até o nível das trocas simbólicas" (RAMOZZI-CHIAROTTINO apud CHIABAI, 1990, p. 3).
2 - Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. As teorias piagetianas abrem campo de estudo não somente para a psicologia do desenvolvimento, mas também para a sociologia e para a antropologia, além de permitir que os pedagogos tracem uma