Thiago
1. Autor: Apóstolo Paulo.
2. Destinatários: " aos santos que vivem em Eféso e fiéis em Cristo Jesus"(v.1). Éfeso- originalmente uma colônia grega, mas na época de Paulo, capitaol da província romana da Ásia, era a sede do culto à deusa Diana ( At 19.28 )
3. Mensagem: o que Deus fez por meio de Jesus Cristo e continua fazedno pelo seu Espírito ainda hoje, a fim de edificar uma nova sociedade - a igreja.
4. Tema central: a nova sociedade de Deus - a igreja. Efésio é pura eclisiologia.
5. Data e local aonde foi escrita: provavelmente em prisão domociliar, em Roma, entre os anos 61 a 63 d.C ( Ef 4.1 ; 6.20 ).
6. Esboço geral geral da carta, proposto por John Stott:
· Introdução à carta ( 1.1-2 )
· A nova vida que Deus nos deu em Cristo ( 1.3-2.10 )
· A nova sociedade que Deus criou mediante Cristo ( 2.11-3.21 )
· Os novos padrões que Deus espera da nova sociedade ( 4.1-521 )
· O novos relacionamentos: marido e mulher, pais e filhos, senhores e servos, principados e potestades ( 5.22-6.24 )
Essa carta é uma combinação da doutrina cristã ( capítulos 1 a 3 ) com o dever cristão ( capítulos 4 a 6 ). É uma demonstração do que Deus fez por intermédio de Cristo e o que devemos fazer em consequência disso. Possivelmente durante esse mesmo período, Paulo escreveu Filipenses, Colossenses, e Filemom, por isso essas quatro cartas são chamadas As cartas da Prisão.
7. Saudação ( v.2 ) " graças a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo".
" Graça" era a saudação grega usada para na época, e "paz" era a saudação hebraica comum. Paulo traz as duas palavras juntas em sua saudação para nos dizer como a cruz de Cristo une os que Nele creem. Stott escreveu que a "graça indica a iniciativa salvadora e gratuita de Deus, e paz indica o nível de vida em que passamos a viver desde que Ele reconciliou os pecadores consigo mesmo e uns com os outros na sua nova comunidade". Em