thgrfd
560 palavras
3 páginas
INTRODUÇÃO: O presente trabalho trata sobre a origem e evolução do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, organismo criado pelas pessoas que não possuindo terras próprias viram nas grandes propriedades improdutivas a oportunidde de terem seu próprio pedaço de terra. DESENVOLVIMENTO: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social surgido no Brasil cuja finalidade é a implantação da reforma agrária no Brasil. O objetivo principal do movimento foi agrupar as pessoas que não eram proprietárias de terras e que precisavam sobreviver da agricultura.
O Brasil é um país de dimensões continentais, terras produtivas e clima apropriado.
No entanto, a maior parte das terras se encontram nas mãos de poucas pessoas e empresas, chamados de latifundiários.
O MST surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, com o objetivo de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da reforma agrária.
A questão da reforma agrária surgiu devido ao grande número de latifúndios no Brasil, característica decorrente da época da colônia e início da República, onde grandes quantidades de terras eram doadas as pessoas com maior influência no país, famílias ricas ou fortes políticos e empresários.
Muitas dessas áreas não são produtivas e por essa razão começaram a surgir movimentos para que fossem desapropriadas, passando para as mãos das famílias dos sem terra.
Ao longo de sua história teve seis objetivos principais, alguns foram anexados durante o tempo,outros existem desde que o movimento aconteceu em 1984.
Os objetivos são:
1- Construir uma sociedade sem exploradores e onde o trabalho tem supremacia sobre o capital.
2- A terra é um bem de todos. E deve estar a serviço de toda a sociedade.
3- Garantir trabalho a todos, com justa distribuição da terra, da renda e das riquezas.
4- buscar permanentemente a justiça social e igualdade de direitos econômicos, políticos, sociais e