paper
Jose Flori Cardoso Prestes
Professora Orientadora: Vera Beatriz Asmuz dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASELVI
Licenciatura em Matemática - Turma MAD 0119 – Estágio
21/06 2013
RESUMO
Iniciei minha Docência substituindo um professor que estava em tratamento médico, por um curto período de tempo até que o mesmo se recuperasse. De um mês passou para dois meses e posteriormente as turmas fizeram um abaixo-assinado para que eu ficasse, resultando na minha contratação pela Escola Técnica José Cesar de Mesquita, na qual leciono desde agosto de 1996 até os dias de hoje.
Docência, Vocação, Didática
1 INTRODUÇÃO
A Docência nos apresenta um mundo de possibilidades e de desafios. Acredito que aprendemos todos os dias como seres humanos e como professores, aprendemos mais do que ensinamos. Assim, busca-se diariamente formas de vencer estes desafios e tornar o conhecimento mais prazeroso para o aluno e para nós, educadores.
Neste trabalho procuro de forma breve, contar um pouco da minha experiência Docente, desde o início até os dias de hoje, levando em consideração que não tive uma formação acadêmica, minha experiência foi adquirida no dia-a-dia, na vocação para a Licenciatura.
2 LICENCIATURA E MEMÓRIAS
No início quando fui chamado para substituir um professor na Escola em que me formei Técnico Mecânico, há aproximadamente dezesseis anos, no inicio tive muito receio de não dar conta ou de não corresponder as expectativas de quem me convidou, eu estava ministrando um curso de quarenta horas na própria escola. Minha vontade de ensinar foi maior e me descobri com uma Vocação Didática natural para a Licenciatura. No primeiro semestre se quer tive tempo de organizar o meu material, chegava na escola e perguntava ao Coordenador o que deveria passar em aula naquele dia, e assim foi um semestre inteiro, a inexperiência em sala de aula pouco apareceu devido à vontade de lecionar e o grande