Ciencias sociais
Designado cultura alma coletiva é sinônimo de civilização. Ela expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural. Nessa acepção, pode-se falar de cultura negra, cultura chinesa, cultura marginal, etc.
Cultura mercadoria corresponde a “cultura de massa”. Nessa concepção, cultura compreende bens ou equipamentos, como os centros culturais, os cinemas, as bibliotecas, as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos, e os conteúdos teóricos e ideológicos de produtos, como filmes, discos e livros, que estão à disposição de quem quer e pode comprá-los, ou seja, que estão disponíveis no mercado.
Individuo
“Individuo” quer dizer “o que não pode ser dividido”, estando associado, portanto, às noções de “unicidade”, “unidade”, “propriedade”, “particularidade”, ou seja, a tudo aquilo que não é partilhado.
Refere-se a alguém cujas potencialidades não estão impedidas de realização por quaisquer espécies de vínculos com o passado, alguém capaz de construir uma história pessoal, independente do grupo ao qual pertença. Ao mesmo tempo, aponta para a possibilidade de auto constituição e de projeção de um futuro, o que requer a crença de que inexiste, para a vida humana, qualquer predeterminação. O que está implícito nesta forma de conceber é que a vida de cada um é sua propriedade e o ser humano será aquilo que fizer de si próprio.
Sociedade
Em Sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que