The September Issue
O documentário de 90 minutos, The September Issue (2009), com direção de R. J. Cutler mostra a montagem da edição de setembro de 2007 da revista Vogue norte-americana, e a expectativa de toda indústria da moda em cima desta publicação. Mostra também a rotina e o planejamento, bem como o dia-a-dia da editora-chefe, Anna Wintour, responsável pelo conteúdo que integra cada edição, coordenando as etapas de produção e edição. O exemplar de setembro da Vogue é de grande importância, pois apresenta de uma maneira quase ditatorial, o que será usado pelos amantes da moda pelos próximos 12 meses; tendo em vista que os grandes lançamentos de tendências acontecem nessa época, “setembro é o janeiro da moda”, como diz Candy Pratts Price, ou seja, é o começo de tudo.
Na primeira cena da filmagem vemos Anna falando sobre a banalização da moda pelas pessoas que não estão inseridas neste meio, dizendo que estas se sentem deslocadas. Pois bem, partindo por este viés, The September Issue serve para desmistificar a ideia de futilidade que gira em torno deste tema. A moda é uma indústria que movimenta cerca de 33 bilhões de dólares anualmente; as roupas, sapatos e acessórios que fazem parte dos editoriais e anúncios poderiam ser substituídos por produtos de outros segmentos, pois o embasamento comercial é o mesmo: produzir, mostrar e vender, e assim sucessivamente. É claro que todo este apelo comercial vem maquiado de um glamour e fantasia que mexem com o imaginário dos leitores e consumidores.
As revistas, dentro da cadeia, têm como objetivo a disseminação da informação, mas, além disso, também são uma das formas que os designers e as marcas encontram de mostrar seu produto para o consumidor e despertar nele o desejo, ou até