acústica em salas de aula
Luanna Mayara Fabricio ; Clayton Kindermann ( orientador).
INTRODUÇÃO
Os ruídos sonoros estão presentes no nosso dia a dia. Através de automóveis, máquinas, pessoas, e também pela natureza. Um elevado nível de ruído sonoro, faz com que haja problemas graves de saúde, demonstrando também uma falha na engenhosa obra.
Ou seja, se há uma patologia acústica em uma construção destinada à moradia, profissional ou estudantil, significa que haverá um desconforto para aquele que o desfruta. Pensando nisso, esse estudo foi destinado a levantamentos de dados, a fim de se descobrir quão regular ou não está o conforto sonoro em instituição de ensino. Saber seu grau de frequência “Hz”. Se houver, o que está causando? E saber como soluciona-los, e como preveni-los.
Para nossos estudos, escolhemos duas instituições:
Universidade do Vale do Sul de Santa Catarina;
Colégio Estadual Henrique Fontes.
Como base para esse estudo, é necessário entender do que engloba esse conforto acústico.
Os fatores mais importantes são: O que é uma absorção Sonora?
É a capacidade dos materiais fibrosos e porosos de converter parte do som em calor , a outra parte é refletida de volta ao ambiente. Quanto maior a parcela absorvida , maior o coeficiente de absorção sonoro de um revestimento. O que é tempo de reverberação e reverberação?
A reverberação, é o aumento do som, devido a sua contínua reflexão pelas superfícies de ambientes fechado. Quanto maior a superfície polida e lisa, maior a reverberação.
O tempo de reverberação, mede a qualidade acústica em um ambiente fechado. Refere-se ao atraso do som refletido em relação ao som direto. O que é eco?
Som refletido que produz uma reprodução distinta do som original. O que é Decibéis( db) e qual é o valor adequado para uma sala de aula ?
É uma unidade de nível sonoro que implica em dez multiplicado por