THE CORPORATION
O Filme The Corporation é um documentário que mostra a origem e a atual forma de comportamento das empresas. No começo, as empresas eram de propriedade exclusiva de seus donos e qualquer erro ou falha de suas atividades eram responsabilidade dos mesmos.
No final do século XIX, após a guerra civil americana, as corporações tiraram vantagem da 14ª emenda da Constituição Americana para intiular-se como pessoas, pessoas jurídicas, porém com aspectos de pessoa física, ter bens, vender, comprar, alugar, processar e ser processada, dessa forma garantindo sua longevidade e não tendo corpo físico não tem possibilidade de sentir culpa pelo seus erros.
O documentário retrata a corporação como uma família onde todos os membros trabalham dando seu melhor com objetivo principal a obtenção de lucros, mesmo que isso se oponha ao bem estar comum de toda coletividade.
As corporações mesmo fazendo praticas ilegais, perdendo ações judiciais, tendo que arca a indenizações e multas a serem pagas, são tratadas como custo adicionais, pois elas se antepõem, tendo uma quantia reserva para esse determinado fim.
O filme cumpre bem seu papel de alertar sobre os flagrantes atos de mau caráter e praticas de atrocidades cometidas em favor de altos lucros, mas por outro lado, deixa a desejar quanto a apresentação de soluções para este problema. Como se esse tipo de Capitalismo já venceu e as corporações, as maçãs podres e monstruosas estão para ficar mais fortes cada vez mais.
Pontos Negativos
Há empresas que ajudam as comunidades produzindo bens de serviços públicos que lhes são uteis melhoram e são suficiente para sociedade, mas para a corporação o lucro nunca é suficiente sempre querem mais . Elas acabam se tornando lucrativas, pois fazem os demais pagarem seu impacto na sociedade.
Mal aos funcionários
Exploração dos Empregados
Primeiramente o objetivo principal das empresas é adquirir lucro, e para que isso aconteça é viável que ela tenha mão de obra barata, sendo assim,