Tgt
Capítulo 2 - Sistema de Turismo
Carmem Myrrha Morais
O Turismo na linguagem da Teoria Geral de Sistemas afirma que este é um sistema aberto, ou seja, permite a identificação de suas caraterísticas básicas, essas que são parte do sistema como um todo.
Com essa identificação se pode dizer que assim fazem-se estudos multidisciplinares e análises interdisciplinares de vários aspectos de um ponto em comum, com mais facilidade.
Conceituando a palavra sistema têm-se: conjunto de procedimentos, doutrinas, ideias ou princípios logicamente ordenados e coesos. Ao pensarem em um sistema para o Turismo, relacionaram uma série de funções que são variáveis e invariáveis, por exemplo:
Qual motivo para realizar uma viagem?
Qual lugar visitar?
O que levar na viagem?
Qual meio de locomoção usar?
Em que meio de hospedagem se instalar?
Se o destino terá toda uma estrutura para receber visitantes.
Após verificar todos os pontos possíveis, o Sistema de Turismo foca em três componentes:
Relações ambientais;
Organização Estrutural;
Ações Operacionais.
Sistur (Sistema de Turismo)
Objetivo geral de analisar a atividade turística como um todo, desde o turista até o lugar visitado. Observando se há lugares com potencial, os turistas estão satisfeitos, o motivo da locomoção, estruturar o destina de forma que agrade a todos, preparação de produto turístico e que a atividade traga benefícios ao setor público e a população local.
Considera– se que o ambiente do Sistema é algo abrangente de tal forma que não existam delimitações, fazendo assim estudar os aspectos como um todo, sem qualquer separação. As Relações Ambientais dessa área como (ecológico, econômico, social e cultural) foram agrupadas transformando em um sistema isolado, porém que dentro desse não tenha divisão.
O Sistur toma como base a obtenção de recursos com as ações feitas dentro do sistema.
Como citado anteriormente o Sistur não possui separação, mas sim subsistemas que