Relat Rio PfSense Firewall
1382 palavras
6 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOSecretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
Campus Rio do Sul – Curso de Ciência da Computação.
Gestão de TI – Prof. Marcos Leandro
Relatório de Implementação PfSense Firewall
Data: 25/11/14
Participantes:
1. Anderson Luiz Marchi
2. Lucas Furlani Rosa
3. Rafael Becker
4. Ricardo Nolli
5. Rodrigo Odorizzi
6. Thiago Maurício do Nascimento
1. PfSense Firewall
1.1. Objetivos de uso
No cotidiano de empresas, com a atual informatização das etapas do processo produtivo, é fato a necessidade do estabelecimento de políticas de controle do tráfego de informação, que visem assegurar a Segurança Digital, em âmbito técnico, que visem implementar ferramentas de proteção para as redes de computadores.
Dentre as metodologias de segurança, mais especificamente em relação ao controle de trafego de rede, objetivo desse relatório, a mais eficiente se dá por meio da implantação de uma solução de segurança denominada como Firewall que, resumidamente, determina quais operações podem ou não ser feitas dentro de uma rede de computadores.
Um Firewall é comumente implementado como uma camada intermediária entre a rede interna, ou rede de área local – LAN, e a rede externa, ou internet em si – WAN. O diagrama abaixo apresenta um esquema simples do posicionamento de um Firewall em um projeto de segurança de redes.
De acordo com o diagrama, é possível identificar os componentes básicos que compõe uma rede de computadores:
A Rede Interna (LAN) é o conjunto de computadores quais estão sob a jurisdição de um conjunto de regras definidas por uma política de segurança. Ex.: ambiente de computadores de uma empresa, ou computadores de um laboratório de informática, etc.
A Rede Externa (WAN) é a internet em si, sem jurisdição ou controle, é a rede mundial de computadores que funciona como meio de comunicação global.
Por fim, o Firewall, qual funciona como camada intermediária entre a LAN e a