Logistica Trabalho Aderito Orlando
Logística de saída
“Para tentar pegar os concorrentes de calças-curtas, o Magazine Luiza escondeu a operação numa nuvem de mistério. Informações consideradas estratégicas, como a data de abertura das lojas e a maneira de atrair novos clientes, ficaram guardadas até a última hora. Mas os concorrentes se armaram para o contra-ataque”
Fluxo logístico
“A idéia de abrir 50 lojas simultaneamente em São Paulo é um sonho antigo da alta cúpula do Magazine. O primeiro passo nesse sentido foi dado em 2004, quando a empresa resolveu instalar, na zona leste da capital, quatro filiais da rede com um conceito diferente. Batizadas de lojas virtuais, elas não tinham produtos em exposição ou estoque. As vendas eram realizadas em terminais multimídia com o auxílio de um vendedor. Normalmente, essas lojas são abertas em cidades com menos de 100 mil habitantes. No caso de São Paulo, serviram como uma espécie de teste. "Foi um aprendizado importante", diz Luiza Helena. "Entendemos quais os tipos de produtos que os consumidores paulistanos gostam, como fazer cadastro e como aprovar crédito." Ao mesmo tempo, a empresa começou a construir em Louveira, a 70 quilômetros da capital, seu maior centro de distribuição”
Cadeia de suprimentos
“Entendemos quais os tipos de produtos que os consumidores paulistanos gostam como fazer cadastro e como aprovar crédito." Ao mesmo tempo, a empresa começou a construir em Louveira, a 70 quilômetros da capital, seu maior centro de distribuição. Com 62 mil metros quadrados de área construída, foi inaugurado em novembro e consumiu R$ 57 milhões. Sua primeira função era atender à demanda dos clientes paulistanos que faziam compras pelo site do Magazine Luiza. “Faltava apenas uma boa oportunidade para finalmente concretizar o sonho de abrir as lojas convencionais”
Fluxo logístico com a base a Distribuição
“Com base no estudo, a empresa promoveu algumas adaptações. Um exemplo: como as pessoas trabalham durante o dia, será